LOBINHO - ALCATEIA SEEONEE

O Ramo Lobinho foi fundado em 02/12/1916, devido às necessidades de adaptar o Movimento Escoteiro para crianças desta faixa etária (6,5 anos alfabetizado a 11 anos incompletos). O Programa Educativo e as etapas do Ramo Lobinho visam à aprendizagem sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolver a liderança. Os ensinamentos do Movimento Escoteiro são passados as crianças usando, como cenário de fundo, “O Livro da Jângal”, que conta a história de Mowgli, o menino que se perdeu dos pais e foi criado por um grupo de Lobos, na Floresta de Seeonee, na índia. Cada personagem da história ensina algo importante que pode ser aproveitado pela criança no seu dia a dia: Bagheera – Físico, Rikki Tiki Tavi – Afetivo, Baloo – Caráter, Francisco – Espiritual, Kaa – Intelectual e Kotik – Social.

Uma Alcateia é formada por até 24 Lobinhos e Lobinhas, cada Alcateia é dividida em 4 Matilhas de até 6 Lobinhos e Lobinhas. Com esses amigos, fazem jogos, brincadeiras, vivem aventuras, aprendem sobre a importância da BOA AÇÃO DIÁRIA e ainda são incentivados a fazer sempre o MELHOR POSSÍVEL, que inclusive é nosso Lema.
Temos nossa própria lei, a LEI DO LOBINHO, que traz cinco artigos:


• O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
• O Lobinho pensa primeiro no outros;
• O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
• O Lobinho é limpo e está sempre alegre;
• O Lobinho diz sempre a verdade.


Antes que possam completar 11 anos, os Lobinhos são encaminhados para o Ramo Escoteiro, onde fazem algumas atividades para se ambientar, após esse período, é feita uma Cerimônia de Passagem para que possam se despedir da Alcateia e oficialmente ser um Escoteiro. 

A Alcateia Seeonee, batizada com o nome da região onde fica a Selva da Jângal, é formada por Lobinhos e Lobinhas em Matilhas mistas, desenvolvendo desde cedo a convivência entre meninos e meninas e aprendendo a respeitar suas diferenças. Nossa Toca é decorada com os personagens do fundo de cena. Na Toca guardamos nosso material, realizamos algumas atividades, fazemos exposição dos trabalhos feito pelos Lobinhos e nos abrigamos em dias chuvosos. Durante o ano, desenvolvemos todas as competências que o Movimento Escoteiro e o Fundo de Cena oferecem. Tudo é passado de forma lúdica e divertido, facilitando o entendimento pelas crianças.
Nossas atividades são realizadas tanto em sede quanto fora dela. Podemos desenvolver trabalhos manuais, canções e danças, jogos, cerimônias, passeios, visitas a outras Alcateias, participação nas atividades e jogos Nacionais, Regionais e Distritais, acampamentos e acantonamentos entre outras. Cada criança possui um Chefe que vai acompanhar seu desenvolvimento e avaliação durante todo seu período na Alcateia, chamado de APF (Assessor Pessoal de Formação). Cada APF cuida de no máximo 6 crianças. Nossa Chefia está em constante aprendizado e evolução, através de cursos, palestras e módulos, fazendo sempre seu MELHOR POSSÍVEL para nossos jovens.

BOA CAÇADA!

Rua Coronel Herculano de Araújo, 443 - Novo Mundo

Curitiba - PR

GRUPO ESCOTEIRO MUNDO NOVO 151/PR