GRUPO ESCOTEIRO MUNDO NOVO - 151/PR

Na alvorada do século XX, Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, um cidadão comum na sua natureza, mas especial no seu senso de dever para com Deus, para com a Pátria e para com o próximo, preocupado com os rumos que a juventude de seu pais, estava tomando, sentiu-se na obrigação de contribuir para a construção de um mundo melhor, e o caminho escolhido foi a Educação dos Jovens.

Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência de vida aliada a sua formação militar, bem como reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos jovens. Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a ideia do escotismo.

Queria estar certo de que a ideia podia ser posta em prática, e por isso, no verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes separados por 4 patrulhas (Maçarico, Corvo, Lobo, Touro) para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.

Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, onde, através de atividades mateiras cativante aos jovens, transmitia-lhes ensinamentos de saúde, civismo, respeito ao próximo, religiosidade, em fim, elementos essências na formação do caráter. Surgia aí o “Scouting for Boys”, "Escotismo para Rapazes", sem sequer sonhar que este livro iria por em ação um movimento que afetaria a juventude do mundo inteiro.

Quando o Escotismo para Rapazes sai nas bancas, a adesão é tal que se propaga pela Europa inteira em poucos anos e encontra-se traduzido em dezenas de línguas, sendo vendido em quase todo o mundo. Nasce assim o movimento escoteiro internacional.

Atrevo-me a dizer que o Movimento Escoteiro é a maior organização de educação não formal do Planeta. 

Em setembro de 2005, as estatísticas apontavam que o movimento escoteiro contava com 28 milhões de filiados, estando presente em 216 países e territórios, contra 204 filados da FIFA, 191 da Organização das Nações Unidas (ONU) e 202 do Comitê Olímpico Internacional (COI), deixando sua marca até na Lua. Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, foi escoteiro e, em sua grande aventura levou uma placa de bronze com a Flor de Lis. Ele a deixou na lua.

No Brasil atualmente somos mais de 100 mil escoteiros: são 671 cidades que reúnem 1480 grupos escoteiros. Levamos o Escotismo para mais de 75 mil jovens por meio do trabalho voluntário de cerca de 25 mil adultos, o que equivale a um adulto para cada três jovens. Nos últimos 10 anos, nosso efetivo cresceu cerca de 35%, alcançando todos os estados brasileiros.

Se considerarmos o valor da hora/aula do Ministério da Educação (R$ 14,37/2017), no ano de 2017, a atuação de nossos voluntários contribui com o equivalente a R$ 86,2 milhões.

E é neste grandioso e sublime universo que o GRUPO ESCOTEIRO MUNDO NOVO comemora, com muito honra, seus 15 anos de contribuição para a Fraternidade Escoteira Mundial.

Rua Coronel Herculano de Araújo, 443 - Novo Mundo

Curitiba - PR

GRUPO ESCOTEIRO MUNDO NOVO 151/PR